A gravidez é uma das experiências mais traumáticas que o corpo de uma mulher pode passar e, se você pensou que sabia tudo o que acontece com o corpo de uma mulher durante a gravidez, pense novamente.
A gravidez e a maternidade são uma experiência tão importante, única e, finalmente, transformadora de vidas que a maioria das mulheres não mudaria para o mundo, mas isso não significa que não exista sem seus problemas.
Por mais miraculosa e alegre que seja a maternidade, certamente não há nada de particularmente glamouroso em alguns dos problemas corporais que as mulheres experimentam ao lado dela.
O corpo de uma mulher passa por muitas transformações durante os nove longos meses de gravidez. Algumas dessas mudanças físicas são visíveis, como aumento do estômago e aumento de peso, enquanto outras são esperadas, como útero aumentado, enjôo matinal e dores nas costas. No entanto, algumas mudanças corporais podem ser inesperadas e pegar algumas mulheres de surpresa.
Aqui estão os 5 sintomas da gravidez que vão chocar!
1. Perda de dentes e descamação das gengivas
A doença gengival é um problema oral comum para adultos e pode variar de leve inflamação a problemas graves, incluindo perda de dentes.
As mulheres grávidas podem ser mais propensas a doenças gengivais devido a alterações hormonais e aumento do fluxo sanguíneo. As mulheres grávidas podem sofrer de gengivas inchadas, que podem ser doloridas e mais suscetíveis a sangramentos. Essa inflamação crônica das gengivas é chamada de gengivite. e frequentemente, a gengivite na gravidez é causada pelas alterações hormonais e faz com que suas gengivas sejam mais sensíveis e irritáveis.
Os hormônios também deixam sua boca mais vulnerável a bactérias e placa bacteriana, que causam gengivas sensíveis durante a gravidez e podem causar gengivite, cárie e até perda de dentes em algumas mulheres, se não forem tratadas adequadamente.
2. perda de cabelo
Você pode ter ouvido que o cabelo fica grosso e brilhante durante a gravidez. Isso é verdade para algumas mulheres, graças aos altos níveis do hormônio estrogênio, que diminui a queda de cabelo.
No entanto, algumas mulheres experimentam queda de cabelo ou queda de cabelo durante a gravidez ou nos meses imediatamente após o nascimento.
Algumas mulheres podem sofrer queda de cabelo devido a estresse ou choque. Essa condição é chamada eflúvio telógeno e afeta um pequeno número de mulheres durante a gravidez.
O primeiro trimestre pode estressar o corpo à medida que o equilíbrio hormonal muda dramaticamente para apoiar o bebê em crescimento. O estresse pode colocar mais cabelos em sua cabeça, 30% ou mais, na fase telógena ou em repouso do ciclo de vida do cabelo. Portanto, em vez de perder a média de 100 cabelos por dia, você pode perder 300 cabelos por dia.
3. Hemorróidas
Para a maioria das mulheres no terceiro trimestre, ver sangue no vaso sanitário provocaria pânico. mas para muitas mulheres grávidas, é simplesmente um inconveniente complicado. Muitas mulheres grávidas sofrem de constipação relacionada à gravidez, o que as faz sofrer pressão, pressionando o reto e causando hemorróidas dolorosas, que podem sangrar.
As hemorróidas se desenvolvem quando as veias dentro e ao redor do ânus ficam inchadas devido à pressão causada pelo peso da sua útero grávida. Os sintomas mais comuns são prurido e queimação anal e dor quando você faz cocô. Hemorróidas internas sangram quando um movimento intestinal difícil passa sobre as veias inchadas. As hemorróidas externas aparecem como nódulos inchados e de cor azulada na parte externa do ânus e são dolorosos, mas geralmente não sangram.
A melhor coisa a fazer para evitar hemorróidas durante a gravidez é evitar constipação. Se você estiver constipado, evite forçar durante evacuações.
4. Prurido intenso
Durante a gravidez, à medida que o suprimento de sangue para a pele aumenta, é muito comum sentir coceira leve. Você também pode sentir coceira à medida que a pele do abdome se estica e obtém estrias.
Embora a maior parte do prurido durante a gravidez seja muito normal e não seja motivo de preocupação, o prurido mais grave pode indicar uma condição hepática subjacente conhecida como colestase intra-hepática da gravidez (PIC) ou colestase obstétrica (CO).
Esta é uma condição hepática que interrompe o fluxo de bile no corpo durante a gravidez. Os sais biliares geralmente fluem do fígado para o trato digestivo para ajudar na digestão. O fluxo da bile é interrompido, causando um acúmulo de bile no corpo. Isso pode causar coceira intensa em todo o corpo, embora, para algumas mulheres, a coceira ocorra principalmente nas mãos e nos pés.
Essa coceira pode ocorrer com uma erupção cutânea desagradável. Outros sintomas podem incluir urina escura, evacuações cinzentas e até icterícia.
O CO ocorre mais comumente durante o terceiro trimestre, embora possa se desenvolver mais cedo. A boa notícia é que geralmente desaparece alguns dias após a entrega.
5. Pé Grande
Sim, seus pés podem realmente ficar maiores durante a gravidez e sim, geralmente é permanente. Isso se deve em parte ao ganho de peso da gravidez e ao inchaço do líquido extra, conhecido como edema, que seu corpo retém durante a gravidez.
0 Comentários