Se você está apenas começando a costurar, pode pensar que um vestido está fora do seu alcance. Mas isso não é necessariamente verdade. Um vestido é realmente um ótimo projeto para iniciantes, desde que você escolha um estilo simples e um tecido fácil de trabalhar (mais sobre isso em um minuto!).
Como em qualquer projeto maior, a chave para torná-lo administrável é dividi-lo em pedaços pequenos ou, no caso de um vestido, em componentes. Cada componente requer uma série de etapas para ser concluído. Depois de derrubar um componente, você estará pronto para avançar para o próximo. E assim por diante ... até que, antes que você perceba, você tenha um vestido novo muito bonito e personalizado!
1. Selecione seu padrão e tecido
Para este tutorial, estou fazendo um vestido simples, uma ótima opção para iniciantes. Obtenha o padrão que você gosta online ou na loja de costura local.
Quanto ao tecido, seu padrão fornecerá uma lista de sugestões. Cumpri-lo! Esses tecidos terão propriedades (como peso, tensão e tecido) que funcionarão melhor com o design.
2. Prepare seu padrão
Abra seu padrão e identifique todas as peças que você usará. Para um vestido de turno simples, isso pode incluir a frente do vestido, as costas do vestido, os revestimentos do pescoço dianteiro e traseiro e os revestimentos ou mangas das cavas.
Faça uma pressão rápida nas peças do papel de seda para remover todas as rugas e garantir que elas estejam apoiadas no tecido e, em seguida, reserve-as com cuidado.
3. Prepare e corte seu tecido
Preparar o tecido
Pressione o tecido para remover as rugas e coloque-o no espaço de trabalho, seguindo as instruções do padrão. Lembre-se de que pode ser necessário dobrar o tecido ao meio.
Coloque as peças do padrão
Coloque as peças do padrão no tecido, de acordo com as instruções do padrão. Lembre-se sempre de alinhar as peças ao longo da linha de grãos do tecido.
Não se esqueça da direcionalidade: se o seu tecido tiver uma impressão direcional, como flores com hastes, arranje as peças para que todas as flores fiquem na mesma direção.
Prenda as peças no tecido e corte!
O 411 em enfrentar
Seu padrão também pode incluir revestimentos. O revestimento é aplicado à borda interna da peça, para aumentar a resistência e dar à peça uma aparência polida. Um vestido sem mangas provavelmente inclui revestimentos para o pescoço e as cavas, tudo em uma peça ou peças separadas na frente e nas costas.
Os revestimentos geralmente requerem interface, um material usado para dar resistência, suporte ou forma adicionais à peça. Não se destina a ser visível na peça acabada, mas é costurada ou fundida ao lado errado de um tecido. Suas instruções de padrão indicarão quais peças precisam ser conectadas. Você pode cortar a interface separadamente e, em seguida, fundi-la ou costurá-la nas peças opostas, ou pode fazê-lo antes do processo de corte (conhecido como fusão de blocos)
Na foto acima, usei um pequeno pedaço do tecido do vestido e, em seguida, cortei um pedaço de interface de tamanho semelhante, que depois fundi com o lado errado do tecido. Dobrei então o tecido do vestido agora com interface ao meio e cortei as peças de frente.
Lembre-se sempre de alinhar as peças ao longo da linha de grãos, observando as peças cortadas na dobra, conforme indicado nas peças do padrão.
4. Marcar e costurar dardos
Seu padrão provavelmente terá alguns dardos. O meu só tem dardos no busto para dar alguma forma. Transfira as marcações do padrão para o tecido recortado. Os dardos são indicados por pontos em uma forma triangular longa. Em seguida, dobre e costure da borda do tecido até o ponto. Pressione a dobra para baixo.
5. Costure o zíper traseiro
Dica profissional: se o seu vestido incluir um zíper nas costas, costure-o agora, antes de costurar a frente e as costas do vestido. É mais fácil!
Você pode colocar um zíper de várias maneiras. No exemplo acima, usei um aplicativo de zíper dobrado, que pode ser feito à mão ou à máquina, e discretamente o oculta sob uma aba.
6. Costurar as costuras dos ombros
Seu vestido na frente e nas costas está pronto para ser costurado no ombro. Verifique as instruções do seu padrão para obter a margem de costura indicada (na maioria dos casos é ⅝ de polegada), depois costure-as e pressione as costuras.
Uma observação sobre os decotes em V: se o seu padrão tiver decote em V (ou se você estiver trabalhando com um tecido frouxo, como linho ou gaze dupla), é uma boa ideia adicionar uma linha de costura dentro das bordas do decote na frente e nas costas (conhecido como costura de estada). Isso garante que o decote mantenha sua forma e não se estique.
7. Prepare o revestimento do decote
Hora de começar pelos revestimentos. Se você ainda não o fez, aplique a interface nas faces frontal e traseira do decote.
Costure as costas do pescoço no pescoço da frente, voltado para as costuras dos ombros. Provavelmente, você terá uma peça contínua para a frente e duas na parte traseira para acomodar o zíper.
Pressione as costuras dos ombros e, em seguida, termine a borda externa da face, virando-a para baixo e costurando ou usando uma serigráfica.
0 Comentários